Focusing Basics: Ouvindo a Sabedoria do Seu Corpo

01/10/2022, 10:00 - 12:20

Neste processo chamado Focusing, não tentamos melhorar ou mudar nada, não acrescentamos nada, por mais que algo “ruim” possa parecer, refletimos de volta o que está lá, em presença empática, sentindo interiormente.

Esse tipo de presença segura e estável para si mesmo, assim como para um parceiro, e a disposição de estar com o que surge de uma maneira amigável é uma das ferramentas mais poderosas para algo que está oculto e preso para se soltar e se transformar.

À medida que aprendemos a sentir o corpo por dentro, reconhecemos que todo “problema” forma um sentido corporal específico. Nessa simples escuta interna chamada Focusing, esse sentido interno se manifesta gradualmente, com o qual, conscientemente, permanecemos em contato, reconhecemos e verbalizamos.

Desencadeados por esse processo de “estar com”, muitas vezes sentimos um alívio súbito e inesperado, como se o corpo fosse grato por nossa atenção. Algo dentro do que tinha sido congelado e silencioso há muito tempo vem à luz, e a energia da vida pode fluir de uma nova maneira. Quando tal mudança ou degrau emerge de um sentido sentimental – sempre inequivocamente experimentado no corpo -, algo se transformou, algo inteiramente desconhecido e novo emerge.

Facilitador: Amona Buechler