Meditação Samasati

01/10/2022, 18:00 - 19:00

Essa versão da Samasati Meditation foi criada por Veeresh, antigo terapeuta da linda do mestre Osho, figura genial e inovadora no campo da Psicologia Humanista e criador da Humaniversity – uma comunidade, um centro de desenvolvimento pessoal e instituto para treinar terapeutas com sede na Holanda.

Ele se inspirou na visão de Osho de morrer conscientemente e do livro tibetano da morte, também conhecido como Bardo.

Samasati significa consciência ou estado consciente. Buddha chamou de “rightmindfulness”, Krishnamurti definiu como uma consciência sem escolha, Gurdjieff falou sobre isso como uma auto-lembrança e Osho explicou como presença, testemunho.
Samasati é a última palavra que Buddha disse antes de morrer, e Samasati é a última meditação em grupo que Osho pediu.

Nas palavras de Veeresh:
“Desde a sua origem você é um Buddha, você é um Buddha agora e você sempre será um Buddha – lembre-se disso! A morte da minha mãe foi a minha motivação para criar essa meditação. Agora eu percebo que é também uma preparação para a minha própria morte um dia.
O propósito dessa meditação é trazer consciência para a negação e medo que as pessoas têm da morte. O objetivo dessa meditação é praticar a arte da presença ao invés de alcançar as situações e circunstâncias. Esteja consciente e lembre-se disso uma vez que você está vivo, você não deve desvalorizar a sua vida. Escolha a posição: ‘Eu sempre vou valorizar minha vida’.
Apreciar a vida significa acordar toda manhã e olhar no espelho, e dizer para você mesmo: ‘Eu sou tão feliz em estar vivo!’.
Obrigada Osho, por me ajudar a criar essa meditação.”

Veeresh criou essa meditação para que ela possa ser feita em grupo ou sozinho. Os primeiros 6 estágios são uma oportunidade de praticar a morte conscientemente, um ensaio para o final da sua vida. Os 4 demais estágios são uma lembrança para viver totalmente e tratar a vida com o coração, valorizando cada momento.

Facilitador: Samadhi Pirola